segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Legalização do casamento gay faz “bem à saúde”



(Brazilian Voice) - Um recente estudo revelou que a legalização do casamento de pessoas do mesmo provê os casais com muito mais que benefícios legais. A pesquisa indicou que os homossexuais que se casaram tendem a ser mais saudáveis que os solteiros.
No estudo, publicado em 15 de dezembro pelo American Journal of Public Health, cientistas compararam o histórico hospitalar de 1.211 pacientes gays em uma clínica pública em Massachusetts, anos antes e depois da legalização do casamento entre homossexuais no estado em 2003.
O que os cientistas descobriram? No ano seguinte à legalização, homossexuais e bissexuais que casaram tenderam a visitar a clínica por questões de saúde física ou mental. Homens casados apresentaram redução nos casos de hipertensão, depressão e problemas decorrentes do stress, segundo arquivos médicos. Essas reduções contribuíram para a queda em 13% no ano seguinte à legalização. As lésbicas não foram incluídas no estudo, pois pouquíssimas delas visitam a clínica.
Estudos anteriores revelaram que leis que proíbem lésbicas, homossexuais e bissexuais de se casarem tiveram um impacto negativo e estressante nesse seguimento da sociedade. Especialistas alegam que os dados revelados pelo recente estudo indicam que a legalização do casamento gay tende a reduzir o stress entre casais homossexuais.
“A igualdade do casamento pode gerar benefícios amplos ao reduzir a ocorrência de problemas decorrentes do stress em homossexuais e bissexuais”, disse o autor do estudo, o Dr. Mark K. Hatzenbuehler, pesquisador na Columbia University’s Mailman School of Public Health. “Essa pesquisa acrescenta contribuições importantes ao crescente volume de evidências sobre os benefícios sociais, econômicos e de saúde relacionados à igualdade do casamento”.
*Fonte: Brazilian Voice - http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/bv_comunidade/42022-Legalizao-casamento-gay-faz-bem-sade.html
**Por Leonardo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário