Cultura

18/04/2012

Dica de evento
I Encontro Estadual dos Direitos da Diversidade Sexual da OAB/SP



17/04/2012

Dica de evento
Ciclo de Palestras de Direito Homoafetivo na OAB/RJ



30/03/2012

Imagem ilustrativa

28/03/2012





19/03/2012

Dica de leitura:

“Eu Pierre Seel, Deportado Homossexual”


Este é o essencial e surpreendente testemunho do único deportado homossexual francês que contou a sua história.

Pierre Seel lembra-se da deportação nos campos nazistas, a tortura e a humilhação, depois o alistamento forçado ― como alsaciano ― no exército alemão, o front do leste, a fuga e a captura pelos russos.

Lembra-se também do retorno da guerra: o muro de reprovação erguido diante dele, a homossexualidade inconfessável, a decisão de levar uma existência "como os outros", o casamento e a vida regrada.

O que foi preciso para que ele, em um belo dia de abril de 1982, escolhesse quebrar essa aparência e para que seu longo silêncio transformasse-se em um longo combate pela verdade?

Nesse relato de uma vida desfeita, lemos a confissão pungente de um homem que queria, simplesmente, que a justiça fosse feita.


*Fonte: Facebook

05/03/2012

Dica de filme:

Minhas Mães e Meus Pais




As lésbicas Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) têm um casamento estável, mas a relação é virada de cabeça para baixo quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas, evidentemente, ficam cada vez mais complicada quando Jules se envolve-se com Paul.

Para maiores informações sobre o filme:

*Agradecemos a dica da leitora Daniella Ferst.



04/03/2012

EVENTO



03/03/2012
Um pequeno texto sobre as minhas impressões de Berlim


(Foto: Fabricio Maia)

Berlim

Conhecer Berlim trata-se de uma experiência que vai além de uma simples visão. Conhecer a cidade que é o grande referencial histórico do século XX foi, em minha opinião, a experiência mais instigante que eu pude ter. Não existe sentimento mais estranho que a nostalgia por algo que não foi vivido, mas apenas sentido através de um contato posterior com o lugar. E é exatamente isso que eu sinto quando me lembro dessa cidade.

Aliar sentimentos e emoções do presente para explicar aquilo que marcou a vida no passado e simplesmente parar para pensar resulta num forte sentimento nostálgico que, felizmente, é bastante interessante.

O contexto é estranhamente importante para sentir a nostalgia por algo não vivido. As angústias, emoções, dores e prazeres do hoje são uma espécie de energia para o galopar de um sentimento que vem de uma cidade que, tão bem, possui todas essas características em qualquer espaço de tempo.

Caminhar no Tiegarten e encontrar o Siegssäule (Coluna da Vitória) é como pensar numa conquista ainda não realizada, embora esse não seja o real significado do monumento. Mas quem se importa quando é justamente isso que Berlim significa! É essa ausência pela busca de conceitos e fechamentos no pensamento que transforma essa cidade no que ela efetivamente é.

Observar a Berliner Fernsehturm (Torre de Televisão) vista através do Brandenburg Tor e poder contemplar, nostalgicamente, dois corações de uma cidade brutalmente dividida batendo como um só é o mais nobre sentimento dos amantes. A Berlim de Wenders é exatamente isso, uma cidade de anjos inocentes que ali resolveram contemplá-la. Faraway, So Close... 

Continuar o passeio em direção a Postdamer Platz e Kurfürstendamm e saber que a devastação de um sentimento atual também leva aos mesmos caminhos desses dois locais berlinenses no passado é tão forte quanto enxergar que esses dois mesmos locais são, hoje, vívidos e motivados para seguir a caminhada que se dispuseram quando existencializaram-se. Transcender a devastação e continuar caminhando para aquilo que se destina é a razão do sentimento nostálgico e a vontade de viver.

Por fim, chegar à Alexanderplatz e saber que ali foi forjado o mundo que hoje conhecemos. O ex-centro da capital comunista desperta também um sentimento nostálgico que, infelizmente, não pode ser mais experimentado. O romantismo das ideologias daquele lugar transformou a mente de muitos, mas agora são apenas belas páginas de um momento que está marcado em todos nós.

Berlim é a representação dos sentimentos mais humanos, por mais desumana que ela tenha sido no passado. Essa impressão não é contraditória, mas sim, uma impressão que demostra o quanto essa cidade é capaz de reconstruir seu espírito e ali remontar a sua história. E ainda assim ela não nega o seu passado.

A nostalgia pelo que eu não vivi é apenas o que eu pretendo viver no futuro. E isso também não é contradição...  

Fabricio Maia
Março de 2012


02/03/2012

EVENTO

VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero






EVENTO





Site: http://diversidadesexual.com/congresso2012/


01/03/2012


DICA DE LEITURA

"Viagem Solitária - Memória de um transexual 30 anos depois"
João W. Nery
Leya Brasil




Sinopse

Viagem solitária conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, iniciada com a "monstruação" e o crescimento dos seios que fazia de tudo para esconder, o processo de autoafirmação e a paternidade. São muitos ospersonagens dessa história: de Darcy Ribeiro, considerado seu mentor intelectual e um dos primeiros amigos a compreenderem-no, a Antônio Houaiss, que, sendo um grande defensor das liberdades democráticas, recomendou seu primeiro livro para publicação, Erro de pessoa: Joana ou João?, do qual foi prefaciador.

História de dramas, incompreensões e lutas, Viagem solitária é um livro tecido de dor e de coragem e que anuncia, talvez, um mundo menos solitário para os "diferentes", para aqueles que não se enquadram
entre as maiorias...


24/02/2012


"HOMOFOBIA TEM CURA: EDUCAÇÃO E CRIMINALIZAÇÃO"
III MARCA NACIONAL CONTRA HOMOFOBIA
16/05/2012
BRASÍLIA/DF








06/02/2012


Evento

II Congresso Nacional de Direito Homoafetivo

Recife, 22, 23 e 24 de agosto de 2012





01/02/2012




Com o objetivo de promover os Direitos Humanos no Brasil e sensibilizar a sociedade brasileira para que apoie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas no país, o Fundo Brasil de Direitos Humanos abriu edital para selecionar projetos com o propósito de combater a discriminação e a violência institucional baseadas em gênero, raça, orientação sexual e condição socioeconômica. Em 2012, o Fundo irá doar até R$800.000,00 para apoio a projetos. 

As inscrições serão feitas através dos Correios até o dia 27 de fevereiro.





26/01/2012


Evento





24/01/2012

Evento:

Começa hoje o Fórum Social Temático, em Porto Alegre.





20/01/2012


Dica de leitura:

"Imprensa Gay no Brasil"
Flávia Péret
Publifolha



Sinopse: 
Imprensa gay no Brasil reconstrói quase meio século de história da imprensa homossexual no país. Apenas nos anos 1960, revistas abertamente homossexuais começaram a ser feitas e distribuídas de mão em mão, em círculos restritos do país.

Em 1978, durante o governo Ernesto Geisel, surgiu Lampião da Esquina, primeiro jornal gay de circulação nacional, que duraria até 1981. Nas décadas seguintes, enquanto os grupos de defesa dos direitos de gays e lésbicas se consolidavam, jornais, revistas e panfletos se espalharam pelo Brasil.
Vencedor do concurso Folha Memória, Programa de Orientação de Pesquisa em História do Jornalismo Brasileiro (Folha/Pfizer), o livro da pesquisadora e jornalista Flávia Péret analisa os impasses e desafios enfrentados por um grupo em constante luta pela livre expressão de sua sexualidade. Imprensa gay no Brasil traz ainda depoimentos de Aguinaldo Silva e João Silvério Trevisan a respeito da criação de Lampião da Esquina e do jornalismo voltado a homossexuais.


17/01/2012


União Brasileira dos Moralistas de Fachada

Vale a pena conferir a série de tirinhas do site www.malvados.com.br e se divertir com a União Brasileira dos Moralistas de Fachada.








10/01/2012


Dica de Site:

Proposta de emenda constitucional do Dep. Jean Wyllys (PSOL/RJ) e toda a argumentação em torno da igualdade entre as famílias homoafetivas e heterossexuais. 




09/01/2012 


Dica de Filme:

Tudo Pode dar Certo (Whatever Works)
Escrito e Dirigido por Woody Allen





28/12/2011


Dica de leitura: 
Triângulo Rosa — Um Homossexual no Campo de Concentração Nazista; 
Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda; 
Mescla Editorial.


27/12/2011


A mudança começa em cada um de nós!




*Imagem colhida no Facebook


26/12/2011


Homofobia é crime!




*Fonte: http://blogay.folha.blog.uol.com.br/


22/12/2011


Homofobia e Democracia não andam juntas




*Fonte: Blog Evaldo Caetaeno, http://justaluasossegorima.blogspot.com/2011/07/homofobia-uma-palvra.html


21/12/2011


Liberdade? Para quem?




*Fonte da imagem: http://bulevoador.haaan.com/wp-content/uploads/2011/08/pareori.png?cda6c1
*Imagem retirada do site do Bulevoador


20/12/2011


A diferença entre o amor e a estupidez




*Fonte da imagem: http://bulevoador.haaan.com/date/2010/05/31/ 




19/12/2011

Amar

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
e uma ave de rapina.
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor à procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa, amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.

(Carlos Drummond de Andrade)