segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As decisões do STJ que marcaram 2011


O Superior Tribunal de Justiça publicou em seu sítio eletrônico uma reportagem especial com as principais decisões que marcaram o ano de 2011. No que diz respeito ao reconhecimento das Uniões Homoafetivas, houve destaque para o REsp 1.183.378, conforme abaixo transcrito:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) superou a marca de 309 mil decisões em 2011. Muitas delas atingem diretamente o dia a dia do cidadão, ao estabelecer a correta interpretação de leis relativas a temas como saúde, consumo e família. O STJ também se posicionou em relação a casos de grande repercussão nacional. Reveja, a seguir, algumas das principais decisões proferidas pelo Tribunal da Cidadania neste ano que está terminando.

Família

As ações que discutem direito de família geralmente são polêmicas e geram muito debate. No ano de 2011 não foi diferente. Um dos julgados (REsp 1.183.378) de maior repercussão foi da Quarta Turma do STJ, que, em decisão inédita, proveu recurso de duas mulheres que pediam para ser habilitadas ao casamento civil.

Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma concluiu que a dignidade da pessoa humana, consagrada pela Constituição, não é aumentada nem diminuída em razão do uso da sexualidade, e que a orientação sexual não pode servir de pretexto para excluir famílias da proteção jurídica representada pelo casamento.
(...)" 

A íntegra desta reportagem, com as demais decisões, está disponível em: As decisões do STJ que marcaram 2011

*Fonte: STJ
**Imagem colhida na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário