terça-feira, 14 de maio de 2013

Cartórios brasileiros serão obrigados a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo


Enfim uma notícia alvissareira: o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, aprovou, hoje,  14 de maio de 2013,  uma resolução determinando  que todos cartórios civis do país sejam obrigados a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Conforme dispõe o  artigo 1º da resolução: "É vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo". (Grifou-se) Portanto, como bem demonstra o  artigo,  os cartórios também não podem mais se recusar a converter união estável homoafetiva em casamento civil.

A medida prevê, ainda, que em caso de recusa do cartório, o caso seja levado imediatamente para análise do juiz corregedor do respectivo Tribunal de Justiça. Convém esclarecer, no entanto, que a  medida entrará em vigor para os efeitos legais  só a partir da sua publicação no Diário de Justiça, ainda sem data para acontecer, podendo ser nos próximos dias.

Segundo o autor da resolução, ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e do CNJ,  a medida é necessária para garantir o cumprimento do princípio de igualdade entre os sexos. Aliás, “a igualdade foi o cerne da decisão do Supremo”. Portanto, a partir de agora, aqueles cartórios que estavam se recusando a fazer a conversão da união estável  homoafetiva  em casamento civil terão que acatar a resolução do CNJ.

Fonte: UOL Notícias Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário